sábado, 10 de maio de 2008

A Casa



O RETIRO DO MOCHO faz parte de uma tradicional casa de campo vicentina, e corresponde à antiga arramada onde se guardavam os animais, tendo sido adaptada para uma estrutura autónoma da nossa casa, onde vivemos com os nossos dois filhos pequenos.

Situa-se no Sudoeste de Portugal, dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, no Concelho de Aljezur onde ainda se encontram belíssimas praias semi-desertas e uma riqueza ambiental já bastante rara no litoral da Europa.

A casa tem cerca de 90 anos, e as paredes são feitas em taipa, técnica de construção tradicional com terra, com excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico.


A construção e os interiores foram recuperados em 2008, e o projecto de arquitectura foi feito pelo proprietário, o Ricardo que é arquitecto.

A casa é constituída por uma sala com kitchenette e um quarto duplo, mas é possível acomodar 4 pessoas.


Na sala há uma mesa para refeições e uma pequena zona de estar. Para além de uma noite tranquila, com o barulho do mar ao fundo, tem disponíveis alguns livros e DVD's, ideais nas noites de Inverno. A casa não tem sinal de antena. Existe um pequena televisão que serve apenas para visionar DVD's.


No Inverno, o aquecimento faz-se por salamandra, mas todo o espaço dispõe também de chão aquecido.

O quarto tem duas camas de solteiro que se podem converter numa confortável cama de casal.


Se se sentir confortável com isso, pode dormir na mezzanine aberta para a sala, onde existe uma cama de casal. Apesar de muito agradável, o espaço da mezzanine foi concebido apenas para dormir ou descansar, já que não é possível estar de pé.


A casa-de-banho tem um polibã e está equipada com secador de cabelo e aquecimento no chão.


Na kitchenette conte com o essencial para preparar uma refeição: placa eléctrica, frigorífico, máquina de lavar louça e outros pequenos electrodomésticos.

O terraço privativo é perfeito para relaxar, perder-se no horizonte, apreciar as inúmeras aves que aqui habitam e por aqui passam nas suas rotas migratórias.

O nosso objectivo é que se sinta realmente em casa, por isso teremos todo o gosto disponibilizar-lhe utensílios ou facilidades que tenhamos disponíveis na nossa casa, incluindo equipamento para bebés.